04/07/2009

Jornal Diário de São Paulo destaca a vida de Frei Luís

O frei Luís foi máteria da coluna "Gente da Cidade" (de Donizeti Costa) do Jornal Diário de São Paulo em 11 de maio de 2009.

Frei franciscano dedicou a vida à causa operária

Não é por coincidência que o frei franciscano Luís Maria Alves Sartóri, de 84 anos, mora em uma rua cheia de galpões de fábrica, chamada Nossa Senhora Operária, vizinha a outra com o também sugestivo nome de Cristo Operário. As vias, na Vila Gustavo, foram batizadas por por sua sugestão nos anos 70, levando em conta a vocação do bairro escolhido por ele para tocar sua missão de fé.
Nascido em Ouro Preto, Minas Gerais, e filho de médico, frei Luís Maria até os 14 anos imaginou que seguiria a carreira do pai. Mas, acometido de pneumonia, bronquite e pleurite, viu-se obrigado a se tratar em Belo Horizonte, onde lhe caiu nas mõs um livro sobre a vida de São Francisco de Assis (1181-1226, aproximadamente). "Aquele livro alterou tudo o que eu planejava para minha vida", diz. Só para lembrar, São Francisco é um santo católico italiano que abriu mão da fortuna do pai comerciante para se dedicar de corpo e alma a Deus e aos pobres.
Ordenado sacerdote em 1947, 0 frei desde cedo abraçou a causa do povo. Tanto que em 1950 realizou em Niterói o Primeiro Congresso de Ação Social. "Na época, só por falar disso nos chamavam de comunistas".
Não , apesar de ter visitado 186 empresas, e em parte delas incentivar a eleição de representantes de fábrica, ele não se considera comunista, socialista ou coisa que o valha. "Sou comunitarista e solidarista",corrige.
As idéias de frei Luís Maria estão expressas em mais de 40 livros que escreveu, como "Evangelização no mundo do trabalho". "Nestas páginas, resumo tudo o aprendi com os trabalhadores nas fábricas".
Hoje em dia, com problemas no joelho, mesmo após 13 cirurgias, ele é obrigado a ficar quietinho em casa. Mas preferia não ficar. "Quero voltar a visitar fábricas, nem que for de maca", brinca.

Ps.: Nós da pastoral Cristo Operáro nos sentimos muito orgulhosos desta matéria. Obrigado e Parabéns !!! Donizeti Costa.





Nenhum comentário: