11/07/2010

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO
Para nós cristãos e para a sã Filosofia o trabalho é a expressão mais radical da pessoa humana. Por isto o trabalho não só mostra a dignidade do trabalhador, mas nos mostra o dever e o direito de ter voz com vez de voto na vida interna da empresa, ou seja, na direção da vida empresarial. Tal verdade nos leva a transformar a empresa naquilo que ela deve realmente ser, a saber, uma comunidade.
Durante 30 anos Jesus em Nazaré trabalhou como carpinteiro: quantos móveis, cadeiras, armários, portas foram feitas por Ele! Conhecido como carpinteiro, marceneiro e construtor de casas, quantas amizades e relacionamentos fez de Jesus, “um dos nossos”. Quanta amizade Ele cultuou com os nazarenos!
Sua freqüência nas Sinagogas fez com que Ele sentisse a aplicação dos textos bíblicos a sua Pessoa. Como conseguiu Ele esconder Sua divindade? Certamente pela humildade de coração. Diante de Maria e de José, como teria Ele explicado o escondimento de sua divindade e a Sua missão de Redentor? Era tal a sua identificação com seus conterrâneos que fez com que ao se revelar fizesse com que depois dissessem Dele: -
“Ele é um dos nossos!“
Em casa Maria e José sabendo da divindade de Jesus, como o teriam e ao mesmo tempo, teriam dado ordens a que Ele teria que obedecer?
Provavelmente cada dia, Jesus se encontrava com seus amigos
na Praça de Nazaré e com eles “batiam um papo” sobre vários assuntos. Imaginamos que Ele abordava temas religiosos, trechos da Bíblia bem como assuntos sobre o seu trabalho e das encomendas feitas a Ele pelos cidadãos de Nazaré. A simpatia de Jesus deve ter atraído para Ele grande número de amigos. Em ocasião de alguma morte de seus concidadãos Jesus devia confortar os parentes com palavras de grande certeza sobre a vida eterna.
Quem tem fé e vê a Deus sob vários aspectos, no trabalho, terá uma fonte de energia inteiramente nova e inesgotável para lutar pela sua elevação, pela sua humanização, pela sua libertação.
Oração de Jesus Trabalhador
Ó Jesus Trabalhador, Vós que fizestes do trabalho o eixo em torno do qual a Humanidade se sucede em era manual, era do instrumento, da máquina e da tecnologia, Vós que fizestes do trabalho “a causa essencial de todas as realidades e problemas sociais” (João Paulo II);
-Fazei com que todos os que com o suor “do seu rosto”, pelo seu trabalho sustentam a vida humana, tenham participação na vida interna da empresa, com voz e vez de voto na propriedade, na direção e no lucro.
Que o trabalho seja uma ação humana em que “o homem em ação” afirme a sua dignidade de pessoa consciente e livre, responsável e sociável e as empresas formadas pelos trabalhadores sejam uma comunidade humana na qual empresários, executivos, operários e funcionários vivam em fraternidade levando assim a sociedade e a espécie humana a viverem em paz. Assim seja.

Nenhum comentário: